TURISMO ESPORTIVO

Caminhos da Serra do Mar nas cidades Fluminense

Os Caminhos da Serra do Mar é o nome de um projeto de criação de uma trilha de longa duração, em consonância com o Projeto Travessias do ICMBio Sede, que percorre diversos municípios e corta algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Entre os ambientes visitados durante todo o percurso têm destaque os diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras.

O principal objetivo de criação desta trilha é o de favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, integrando diversas unidades do mosaico e conferindo ao uso público ordenado dos espaços protegidos uma estratégia de conservação. Além disso, os Caminhos da Serra do Mar são espaços para a prática de montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

Até o final dos anos oitenta, a criação de áreas protegidas era uma estratégia para a conservação da biodiversidade. Todavia, seus principais planejadores perceberam que somente amostras parciais de ecossistemas fragmentados, de difícil implantação, especialmente nos países tropicais pobres, não eram suficientes para abrigar processos ecológicos e evolutivos abrangentes. Por isso, no caso de áreas protegidas já demarcadas, a efetivação de corredores ecológicos no entorno representam uma interessante alternativa para a manutenção dos referidos processos.

O trajeto passa pelo 'Caminho do Ouro', 'Travessia Cobiçado Ventania', 'Trilha Uricanal', 'Morro do Açu', 'Travessia Petrópolis x Teresópolis', 'Pedra do Sino'. As trilhas ficam nos municípios de Magé, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Friburgo.




VEJA TAMBÉM



TURISMO ESPORTIVO  |   15/07/2022 06h22





TURISMO ESPORTIVO  |   28/06/2022 20h37


TURISMO ESPORTIVO  |   21/06/2022 06h22