RIVALIDADE ESPORTIVA

Galatasaray e Fenerbahçe; rivais de país e continentes

Galatasaray e Fenerbahçe é o considerado um dos poucos clássicos intercontinentais do mundo. Localizados na área ocidental e oriental de Istambul, os clubes dividem a Turquia em algo que vai além do mapa geográfico.

O fato de parte do território turco estar na Ásia e outra parte na Europa permite que haja no futebol o Dérbi Intercontinental. Separados pelo estreito de Bósforo, os rivais se contrapõem até no continente. O Fenerbahçe fica na Ásia, o Galatasaray, na Europa.

O Fenerbahçe é conhecido como clube do povo, da plebe, enquanto o Galatasaray é a equipe da elite turca. O dérbi centenário começou em 17 de janeiro de 1909, com vitória do Galatasaray por 2 a 0. Os Leões conseguiram, dois anos depois, a maior vitória do dérbi: 7 a 0.

Fundados no início do século XX, os clubes são os dois maiores vencedores do Campeonato Turco, com mais de 40 títulos somados. Com um número grande de torcedores envolvidos, a violência quando existem os encontros, é grande. Por esse motivo, todas as partidas do confronto contam com portões fechados. Isso porque quando "conviviam" no mesmo estádio, a tensão dentro de campo era motivo para invasões ao gramado.

As disputas tensas não se limitam só ao futebol: jogos de basquete e vôlei também são muito tensas até os dias de hoje. Os estádios, ou ginásios, comumente também só podem receber uma torcida, para evitar maiores conflitos.

Além de glórias, a história do clássico traz momentos tristes. Entre muitas batalhas sangrentas nas arquibancadas, ficou marcado o jogo de 12 de maio de 2013, que teve insultos racistas a jogadores africanos do Galatasaray e a morte de Burak Yıldırım, fã do Fenerbahçe de apenas 19 anos que foi esfaqueado até a morte.

A mancha de sangue no Dérbi Intercontinental não apaga um dos maiores clássicos do futebol mundial, em jogo que para Istambul e mexe com dois continentes distintos, separados por uma paixão.




VEJA TAMBÉM



RIVALIDADE ESPORTIVA  |   11/02/2022 19h59





RIVALIDADE ESPORTIVA  |   23/10/2021 16h36


RIVALIDADE ESPORTIVA  |   03/09/2021 11h54