RIVALIDADE ESPORTIVA

Slater e Irons; rivais sobre as ondas

Não há grandes histórias no esporte sem épicas rivalidades, pense em como seria tediosa a vida se nos faltassem os duelos Prost e Senna, Clay e Foreman, Piquet e Mansell, Barcelona e Real Madrid. E se tivesse uma dimensão que ainda não havia sido alcançada pelo surfe, era justamente essa: a de uma rivalidade dramática, de uma disputa de titãs pelo lugar mais alto do pódio.

O americano Kelly Slater é o maior vencedor da história do surf. Isso não indica, porém, que ele não tenha sido desafiado à altura durante a carreira. No começo dos anos 2000, o domínio de Slater foi interrompido pelo havaiano Andy Irons, que conquistou três títulos do WCT (entre 2003 e 2005). Embora rivais, os surfistas eram amigos longe das competições. Em novembro de 2010, contudo, a rivalidade acabou - Irons foi encontrado morto em um quarto de hotel, aos 32 anos.

Andy Irons foi um dos meninos-bonitos do surf, que teve infelizmente um final trágico. Conhecido por ser um prodígio na modalidade, amante de festas e um surfista brilhante, sofria também com a dependência das drogas.
 
Kelly Slater precisa de poucas apresentações, mesmo para aqueles que não estão atentos ao surf ou ao desporto em geral. É o maior surfista de sempre, tendo conquistado 11 títulos de campeão mundial - o primeiro em 1992 e o último em 2011 - ao longo de mais de 30 anos de carreira, que ainda dura.
 
São poucos os surfistas que provaram serem maiores do que o surf, uma modalidade que vai para além do desporto, sendo quase uma forma de estar na vida. Se tivéssemos que perguntar qual o maior atleta de sempre, a resposta seria unânime: Kelly Slater, um dos grandes reinventores das técnicas vinculadas à modalidade.
 
Porém, o norte-americano não esperava encontrar um rival à altura no domínio das ondas. Irons e Slater protagonizaram, durante anos, uma das rivalidades mais fortes. Dois estilos e personalidades distintas, sempre ao nível mais alto do surf. Com a sua personalidade carismática e reservada, Slatter era totalmente diferente do rebelde e radical Andy Irons.

No dia do falecimento, Kelly disse que Andy foi um verdadeiro amigo e que no final, resolveram suas diferenças.
 




VEJA TAMBÉM



RIVALIDADE ESPORTIVA  |   07/06/2022 06h29





RIVALIDADE ESPORTIVA  |   23/10/2021 16h36


RIVALIDADE ESPORTIVA  |   03/09/2021 11h54