TEMPLOS DO ESPORTE

Fenway Park ‘O Monstro Verde’ é a casa do Boston Red Sox

Situado um pouco fora do centro de Boston, fica o mais antigo e um dos estádios de beisebol mais emblemáticos de Boston, o Fenway Park. É onde gerações de fãs já viram os Red Sox jogar por mais de um século. Embora seja antigo, com sua história que data de 1912, este estádio icônico mantém muitas das mesmas características de quando foi inaugurado.  

A história da franquia remonta a 1901 como membro fundador da Liga Americana. Conhecidos originalmente como americanos, eles tocaram no Huntington Avenue Grounds de 1901 a 1911.  

Construído principalmente em madeira, este estádio tinha capacidade para 14.000 lugares no final de sua vida. Devido à capacidade limitada de assentos, ao alto risco de destruição devido a um incêndio e à evolução dos estádios de aço e concreto no beisebol durante esse tempo, o proprietário do Red Sox, John Taylor, decidiu construir um novo estádio, imobiliário bem sucedido, vendeu para si mesmo um terreno em “The Fens” de Boston como local para um novo estádio. A construção começou em setembro de 1911 e levou a um aumento no valor da equipe, levando Taylor a vender o time para Jim McAleer e Robert McRoy. 

Concluído em pouco menos de um ano, o Red Sox jogou seu primeiro jogo no Fenway Park contra o New York Highlanders (Yankees) em 20 de abril de 1912. Nomeado após sua localização, o Fens, o Fenway Park apresentava uma arquibancada de aço e concreto de nível único que estendido por trás da placa base para baixo das linhas de base, conectando-se a arquibancadas de madeira no campo externo.  

Tinha capacidade para 27.000 lugares. As dimensões originais eram 321 pés (esquerda), 488 pés (centro) e 314 pés (direita), com Duffy's Cliff, um aterro de seis pés na frente da cerca esquerda do campo. 

Durante sua primeira década no Fenway Park, os Red Sox foram uma equipe de muito sucesso conquistando os títulos das World Series de 1912, 15, 16 e 18. No entanto, na década seguinte as marés mudaram quando Babe Ruth foi vendido para o Yankees após a temporada de 1919 e uma série de jogadores famosos do Red Sox foram negociados ao longo da década de 1920.  

Em maio de 1926, um incêndio atingiu o Fenway Park, destruindo as arquibancadas de madeira ao longo da linha esquerda do campo. Em 1933, Thomas A. Yawkey comprou o clube e renovou amplamente o Fenway Park. O penhasco de Duffy foi removido, arquibancadas de madeira no campo direito e central foram substituídas por arquibancadas de concreto e toda a arquibancada foi ampliada, aumentando a capacidade para 33.817.  

O recurso mais icônico do Fenway Park, que desde então se tornou conhecido como o Monstro Verde, foi adicionado durante a reforma. Localizado no campo esquerdo, a parede de 37 pés de altura era originalmente coberta por anúncios com um placar operado manualmente na base.  

Um trágico incêndio em janeiro de 1934 destruiu a maior parte da construção, mas o estádio estava completo e sem danos quando foi reaberto em 17 de abril de 1934. Em 1936, uma rede de 23 pés foi colocada na parede esquerda do campo para evitar que as bolas de beisebol quebrassem as janelas em lojas próximas. 

Antes do início da temporada de 1940, a parede direita do campo foi movida em 20 pés, encurtando a cerca externa de 325 para 302 pés no campo direito e 402 para 380 pés no campo do centro direito. Os Bullpens dos Red Sox e da equipe visitante foram colocados na área criada entre as arquibancadas e a parede externa do campo, substituindo os originais em território sujo. Um pequeno deck superior foi adicionado ao estádio em 1946, aumentando ligeiramente a capacidade de assentos.  

Em 1947, a parede do campo esquerdo foi despojada de todos os anúncios e pintada de verde escuro, criando assim o "Monstro Verde". Em 13 de junho de 1947, o primeiro jogo noturno foi disputado no Fenway Park, quando o Red Sox derrotou o Chicago White Sox. 

Por quase três décadas, houve poucas mudanças no Fenway Park. Após a temporada de 1975, um novo placar eletrônico de $ 1,5 milhão foi erguido atrás das arquibancadas no centro do campo e a caixa de impressão foi ampliada, fechada em vidro e com ar-condicionado. No mesmo ano, a lata que constituía o “Monstro Verde” foi substituída por uma superfície de plástico rígido.  

No início dos anos 1980, 44 caixas de luxo foram adicionadas ao estádio, na primeira e na terceira linhas de base. Assentos adicionais também foram colocados ao longo do telhado do lado direito, criando um pequeno deck superior de várias fileiras. Em 1988, um novo vídeo/placar colorido foi instalado substituindo o instalado em 1975. Além disso, a caixa de impressão existente foi substituída por caixas de luxo, conhecidas como Clube 600, e a área de impressão foi reconstruída acima do Clube 600. 

Em meados da década de 1990, a maioria das equipes havia construído ou estava em processo de construção de novos estádios. Durante esse tempo, o Fenway Park estava se tornando rapidamente desatualizado e precisaria de uma grande reforma estrutural para continuar sendo a casa dos Red Sox. Houve inúmeras discussões para renovar o Fenway Park ou construir um novo estádio próximo que manteria algumas das características clássicas do estádio.  

No ano de 2002, John Henry, Tom Werner e Larry Lucchino compraram o Red Sox comprometendo-se a preservar e melhorar o Fenway Park. Desde o início dos anos 2000, vários projetos de renovação e expansão foram concluídos. Uma das áreas de estar mais visíveis e populares do Fenway Park foi adicionada no topo do Monstro Verde. Aproximadamente 250 assentos tipo bar, chamados de assentos Green Monster, oferecem uma vista panorâmica de todo o estádio. 

Em 2004, o Red Sox adicionou novos assentos no topo do telhado no campo certo. Dois anos depois, o outrora fechado 600 Club foi reformado e agora possui 406 assentos ao ar livre. Um adicional de 400 assentos de clube foram adicionados acima desta área e assentos no nível do pavilhão, chamados de State Street Pavilion, foram adicionados ao longo das linhas de base, aumentando a capacidade de assentos para quase 38.000.  

Antes da temporada de 2008, a próxima fase de atualizações no Fenway Park foi concluída. Isso incluiu a expansão do State Street Pavilion com 800 novos assentos e o novo Coca-Cola Club, localizado onde a linha de falta do campo esquerdo encontra o Monstro Verde. 

Nas temporadas de 2009, 2010 e 2011, os assentos na tigela inferior foram substituídos e renovados, já que algumas áreas do estádio apresentam assentos de madeira originais de 1912. Além disso, a área de assentos ao longo do telhado direito do campo foi expandida para acomodar 575 fãs.  

No início da temporada de 2011, um novo vídeo/placar HD de 38 'x 100' foi instalado acima das arquibancadas do campo central. A capacidade atual do Fenway Park é agora de 37.221 durante os jogos diurnos e 37.673 durante os jogos noturnos. A capacidade de assentos varia porque uma lona é usada durante os jogos da tarde no centro de campo morto para fornecer um pano de fundo para rebatedores. Os Red Sox afirmaram que a capacidade do Fenway Park não excederá 40.000 no futuro. 

Embora o Fenway Park seja o estádio de beisebol mais antigo da Major League Baseball, é um dos mais queridos da América. A atmosfera entusiasmada e excitante fora do Fenway Park antes dos jogos é verdadeiramente única e não se reproduz fora de qualquer outro estádio.  

As ruas fora do estádio são fechadas antes de cada jogo para que os fãs possam se misturar e desfrutar de música ao vivo, boa comida e a companhia de outros fãs do Red Sox. Por dentro, o interior do Fenway Park é cheio de personalidade com sua pequena capacidade de assentos íntimos, o Green Monster e o placar manual no campo esquerdo, o único assento vermelho no campo direito onde o home run mais longo de todos os tempos, 502 pés de Ted Williams, e os números aposentados de grandes nomes na fachada do campo certo. 

Não faz mal que os Red Sox tenham sido um dos melhores times da Major League Baseball na última década, vencendo quatro Campeonatos da Série Mundial em 2004, 2007, 2013 e 2018. A Série Mundial de 2013 foi ainda mais especial para os fãs do Red Sox quando a equipe conquistou o campeonato no Fenway Park pela primeira vez desde 1918. 

 




VEJA TAMBÉM



TEMPLOS DO ESPORTE  |   22/06/2021 07h47





TEMPLOS DO ESPORTE  |   15/06/2021 07h46


TEMPLOS DO ESPORTE  |   25/05/2021 07h44