RIVALIDADE ESPORTIVA

Olympiacos e Panathinaikos; o ‘Dérbi dos Inimigos Eternos’

Na lista dos maiores clássicos do futebol mundial, a Grécia tem um confronto de muita rivalidade. E isso acontece por diversos motivos, mas, principalmente, por Olympiacos e Panathinaikos dominarem o cenário local, com mais de 60 títulos gregos.
 
Conhecido como o “Dérbi dos Inimigos Eternos”, é muito mais do que a concorrência. Apesar do Panathinaikos ser o único capaz de rivalizar tecnicamente e financeiramente com os alvirrubros, a “inimizade eterna” tem como segundo motivo principal a questão geopolítica.
 
Resumidamente, o Panatha é da capital Atenas e o Olympiakos, de Pireus, na região metropolitana da capital grega. Apesar da proximidade que naturalmente aumenta os ânimos, também existe um rancor por parte dos pirineses.
 
Os habitantes da cidade portuária, especialmente aqueles que torcem para os alvi-rubros argumentam que são eles os responsáveis por dar as condições à Atenas de prosperar e não tem o devido reconhecimento nem o retorno econômico.
 
As diferenças sociais separaram os torcedores de um e de outro clube como rivais e, infelizmente, assim como em outros clássicos, a violência é uma presença negativa. Em 2007, um jovem torcedor do Panathinaikos acabou morto por um torcedor do Olympiacos antes de um jogo de voleibol feminino entre os clubes. Muitos clássicos acabam com invasão de campo por parte de torcedores radicais e a própria polícia tem dificuldade para conter as brigas.

A rivalidade que vem desde a década de 20 do século passado, começou a ficar forte na década de 1930, quando o Olympiacos massacrou o rival com duas goleadas por 6 a 1: uma fora de casa, outra em casa. O time dos operários começou a construir, então, uma grande vantagem em títulos nacionais sobre o rival.
 
Mas o Panathinaikos se vangloria de ter melhores campanhas na Liga dos Campeões, tendo chegado a uma final e duas semifinais, enquanto o rival não passou das quartas.
 
Maior que títulos e campanhas é a rivalidade e quando se enfrentam param a Grécia.
 
 




VEJA TAMBÉM



RIVALIDADE ESPORTIVA  |   03/09/2021 11h54





RIVALIDADE ESPORTIVA  |   09/06/2021 15h58


RIVALIDADE ESPORTIVA  |   25/05/2021 15h56