RIVALIDADE ESPORTIVA

Senna e Prost: rivalidade dentro de casa

A rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost começou em 1988, quando o piloto brasileiro estava na McLaren. Com 28 anos e cada vez mais preparado para as corridas, Senna ganhou a companhia do francês na equipe.
 
O estopim na rivalidade entre os dois pilotos aconteceu em 1989, durante a corrida do Grande Prêmio de San Marino, os dois pilotos largaram na frente. Prost acabou roubando a liderança momentaneamente, mas Senna voltou ao topo antes do francês girar com o seu próprio carro.
 
O grande problema foi que Alain criticou a conduta do brasileiro por, segundo ele, ter quebrado um acordo feito dias antes de não se chocarem nas primeiras voltas. Como resposta, Senna afirmou que o trato não valia para relargadas, mas a relação entre os dois nunca mais foi a mesma na McLaren.
 
Corridas depois, após quatro abandonos de Ayrton em GPs em que liderava com folga, Alain Prost acabou indo para Suzuka brigar pelo título de 1989. Se o brasileiro vencesse, adiaria o campeonato para a Austrália, mas foi nesse momento que uma das grandes histórias aconteceu.
 
Senna tentou ultrapassar o companheiro de equipe, mas acabou sendo jogado para fora da pista por Prost. O brasileiro passou pela chicane e acabou vencendo a corrida no final. Porém, acabou sendo desclassificado e o título ficou mesmo para o piloto francês.
 
No ano seguinte, os dois pilotos seguiam comandando as corridas da Fórmula 1. Após o acontecimento em Suzuka em 89, o retorno ao Japão seria emblemático. Líder do campeonato e na pole position, foi Ayrton que desta vez empurrou Prost para fora da pista.
 
Apesar da rivalidade, Alain Prost e Ayrton Senna acabaram fazendo as pazes em 1993, quando o piloto francês se aposentou. Como homenagem, o brasileiro o chamou para subir ao seu lado no pódio após vencer uma corrida.
 
Na morte de Ayrton em 1994, Prost veio ao enterro e segue sendo auxiliando a família e a Fundação Ayrton Senna no Brasil. 




VEJA TAMBÉM



RIVALIDADE ESPORTIVA  |   03/09/2021 11h54





RIVALIDADE ESPORTIVA  |   22/06/2021 15h58


RIVALIDADE ESPORTIVA  |   25/05/2021 15h56